quinta-feira, 1 de março de 2012

Air Supply - "Novelas: Uma História de Sucessos no Brasil! (Parte 2)

De 1986 a 1990, os fãs amargaram um silêncio total de novidades musicais e notícias relacionadas à sua banda de pop rock romântico favorita. Eles tiveram que conviver com a dúvida quase eterna de que a banda teria ou não se separado. Quanta falta fez a internet naqueles tempos sombrios! Russell Hitchcock, de repente, apareceu por aqui com um álbum solo e ainda chegou a emplacar timidamente um sucesso, Someone Who Believes In You. Parecia então o fim... Mas eis que Lonely Is The Night retorna às paradas outra vez, estranhamente após 4 anos de seu lançamento. E adivinhem o que seria responsável pela façanha? Exatamente. Mais uma vez, uma telenovela. A trilha sonora de Barriga de Aluguel (1990 e atualmente sendo reprisada pela Viva, um canal de TV a cabo da Globo) incluiu o famoso hit da banda (como tema de Ana, interpretada pela ainda Cássia Kiss), levando a canção direto para o topo pela segunda vez.


Lonely Is The Night seria um daqueles raros casos, quando uma canção faz o mesmo (ou mais) sucesso por mais de uma vez em épocas diferentes. Lembram do famoso hit Unchained Melody? Esta canção fez sucesso em 1955, quando foi primeiramente lançada por Todd Duncan, mas somente em 1965 iria atingir o topo das paradas nos States, através da gravação da dupla The Righteous Brothers. Entretanto, voltou fortemente ao primeiro lugar em 1990, quando a mesma versão da dupla foi incluída como tema romântico do filme Ghost, (estrelado pelo saudoso Patrick Sawayze, Demi Moore e a hilariante Whoopi Goldberg) e tornou-se sucesso mundial. Aliás, o Air Supply também gravaria futuramente sua versão dessa canção no álbum de 1995, News From Nowhere, trazendo-lhe mais sucesso e reconhecimento. E ainda sobre Lonely Is The Night, o seu sucesso impressionante após a sua inclusão na trilha sonora da novela, fez com que a Arista, a gravadora dos rapazes, finalmente lançasse no país o tão aguardado álbum Hearts In Motion. O único da banda lançado aqui com uma capa totalmente diferente do original. Com o seu lançamento, os fãs fariam de You’re Only in Love mais um hit das rádios em 1986.


Era então 1993, quando uma nova çanção dos rapazes foi incluída numa trilha sonora de uma novela. Dessa vez, Goodbye, inserida na trilha internacional da novela das 7h, O Mapa da Mina (tema de Lígia, interpretada por Gisela Marques). Um hit esmagador no Brasil e a mesma história se repetiria: Novamente, era só o Air Supply dominando as paradas do país inteiro! Eles, finalmente, viriam ao Brasil pela primeira vez numa pequena turnê para promover o novo álbum, The Vanishing Race. Os shows aconteceram em São Paulo e Rio de Janeiro, mas a falta total de uma divulgação eficiente que levasse em consideração o status da banda de reis do pop romântico internacional no país, apenas contribuiu para que os concertos não tivessem o público esperado, justamente no Brasil, onde sempre existiu um número imenso de fãs fiéis dos rapazes.

Goodbye seria a última música da banda a ser incluída em alguma trilha sonora de novela, pelo menos, originalmente interpretada por eles. Em 2010, Marcela Mangabeira, uma jovem cantora brasileira, regravou o seu primeiro grande hit mundial Lost in Love e sua versão - em ritmo de bossa nova, foi incluída na trilha sonora da novela das 6h, Escrito Nas Estrelas (tema romântico geral). Ah, não podemos também esquecer de O Amor E O Poder (Rosanna), versão em português para The Power of Love (1984) que em 1987-1988 fez um estrondoso sucesso após ser incluída na trilha sonora da novela das 8h, Mandala (tema de Jocasta, interpretada por Vera Fischer). Estranhamente, a cantora nunca mais conseguiria repetir o mesmo êxito e a música em português marcou muito mais que a versão original em inglês, gravada por Air Supply, Laura Branigan e Jennifer Rush, chegando até mesmo a ofuscar todas as versões originais tocadas no país.

 


Abaixo, os 15 maiores sucesssos de todos os tempos do Air Supply no Brasil. Seria ótimo, se a banda incluísse alguns deles no seu set list para a nova turnê de 2012 no nosso país. Alguém aí pensou em I Can Wait Forever e Lonely Is The Night? Seria um sonho realizado saído das novelas, ao vivo e para sempre!


1. Making love out of Nothing at All
2. Lonely Is The Night
3. I Can Wait Forever
4. All out of Love
5. Just As I Am
6. Goodbye
7. Even The Nights Are Better
8. Without You
9. Unchained Melody
10. The One That You Love
11. Every Woman in The World
12. Lost in Love
13. I can’t let go
14. You’re Only in Love
15. Someone Who Believes in You (sucesso solo de Russell Hitchcock)

Fontes:

http://www.teledramaturgia1.kit.net/

Textos e Pesquisa: Tony Nascimento

14 comentários:

Charlene Mara disse...

Maravilhoso esse trabalho, Tony! Você está de parabéns. Eu estava louca atrás justamente dessa discografia da banda nas novelas da Globo. Obrigada e mais uma vez, parabéns! Vou divulgar os links desta preciosidade com meus amigos. Postei algo em inglês, mas não sou tão boa assim.
Beijos,

Charlene Mara (Salvador-BA)

Danny Alencar disse...

Tony, que beleza de trabalho e pesquisa que você fez, querido! Uma verdadeira viagem aos bons e velhos anos 80 e 90, quando o nosso Air Supply eram os reis do pop romântico, como você mencionou! Parabéns e muito obrigada por ter feito tudo isso para os fãs.

Danny Alencar - Recife, Brasil

Francisco Nunes disse...

Tony, seu trabalho é uma verdadeira obra-prima. Estou muito feliz por ter revivido tantas coisas boas que ficaram para trás. Muito obrigado. Arrasou e eu espero que a banda inove no seu repertório em 2012. Está ficando bem batido por aqui, apesar de que eu curto todas as canções. Valeu, brother! Abraço e parabéns pelo texto.

Francisco Nunes (SP)

sucristine disse...

Que beleza Tony de matéria, tô sempre por aqui. sei que as novidades aqui são maravilhosas. parabéns.

Esmeralda Duarte ( airhead ) disse...

Tony, que matéria maravilhosa! Fruto de muita pesquisa feita com carinho e cuidado e com certeza por amor à melhor banda do planeta.
A você PARABÉNS e obrigada por nos fazer reviver tantos momentos bons.
Graham e Russell, nós airheads brasileiros,os amamos e gostaríamos muito de que nesse tour vocês cantassem Lonely is the Night e/ou I can wait forever. Beijos.

Vivi Jade disse...

Nossa Tony, sua riqueza de detalhes é impecavel, delicia saber de tudo isso, eu não sabia nem 1% dessas informações... Obrigada! De verdade! E esse set list que vc sugeriu esta perfeito, apesar de todas as musicas serem maravilhosas e tb sempre é muito bom ouvir coisas novas, mas essas sem duvida traz uma emoção plena.
Beijos e Parabens!
Vivi

Tony Nascimento disse...

Meus amigos, muito obrigado pelas mensagens. Suas palavras são puro estímulo! Abração a todos!

fatima cordeiro disse...

Também adorei a matéria estou sempre por aqui.PARABÉNS.

Rogério disse...

Alguem saberia me informar a música "Lost in Love" (Air Supply) fez parte da trilha sonora de qual filme dos anos 80?

Renato disse...

Rogerio Lost In love
fez parte da trilha sonora do Filme: uma Professora muito Especial
http://www.dvdsdublados.com/2012/11/uma-professora-muito-especial.html

Anônimo disse...

Tony, que tal uma matéria especial com os sucessos da banda incluídos em trilhas sonoras de filmes?? Fica a sugestão, amigo e parabéns pelo blog. Fonte de pesquisa e novidades de altíssimo nível!

Carlos Quintela, MS

Tony Nascimento disse...

Sugestão anotada! Obrigado, Carlos. Abraço e visite sempre nosso blog do Air.

Tony

Luiz disse...

Ola, tudo bem?
Que grata surpresa chegar ao seu blog!
Saberias me informar se a música de Air Supply - LOST IN LOVE chegou a ser incluída em alguma novela?
Grato!
Saudações -
Luiz

Tony Nascimento disse...

Luiz, seja bem-vindo ao blog e peço desculpas por não te respondido antes. Alguns probleminhas por aqui. Mas vamos lá. Até onde eu sei, "Lost in Love" nunca foi incluída em novelas. Farei agora um trabalho de pesquisa bem detalhado sobre as canções do Air Supply que foram incluídas em trilhas sonoras de filmes ou mesmo cantadas em trechos por algum personagem em cena. Aguarde!
Abraço,
Tony