quinta-feira, 1 de março de 2012

Air Supply - "Novelas: Uma História de Sucessos no Brasil!" (Parte 1)


O que há em comum entre o Air Supply e as telenovelas no Brasil? Provavelmente, Graham e Russell nunca souberam, mas o veículo brasileiro que mais serviu de divulgação maciça e solidificação do enorme sucesso deles no país durante os anos 80 e 90 foram exatamente as trilhas sonoras de algumas das novelas mais populares.

É incrível como a inclusão de uma música de um artista como tema de algum dos personagens principais numa telenovela, praticamente, pode garantir o seu sucesso na mídia, cada vez mais sedenta por novidade. Graças à divulgação, quase que diária de sua música nos momentos mais emocionantes da trama, artistas - antes desconhecidos, saem do anonimato total e tornam-se os queridinhos da mídia de um dia para outro, enquanto a divulgação dos novos hits dos artistas já conhecidos no país, apenas consolida ainda mais seus status de artistas consagrados popularmente e que continuam arrebatando multidões de fãs aos seus shows. A vendagem dos seus singles e álbuns normalmente bate recordes e essas músicas viram hits instantâneos, gerando os novos ídolos pops.


Em 1980, nada se sabia sobre o Air Supply no Brasil, até que no final daquele mesmo ano, uma balada em inglês começou a ser tocada como tema de uma das  protagonistas da novela das 8h, Coração Alado, exibida no horário nobre da TV brasileira. Era All out of Love (tema de Catucha, interpretada pela atriz Débora Duarte). A canção começou a ser tocada rapidinho em todas as emissoras de rádio e logo atingiu o primeiro lugar nas paradas nacionais. O Air Supply chegava então ao Brasil, mesmo já sendo sucesso na Austrália, Estados Unidos e outros países desde 1975, em cuja bagagem de êxitos no exterior encontravam-se Lost in Love e Love and other Bruises (seu primeiro sucesso). O álbum com a trilha sonora internacioal original da novela se tornaria um dos discos mais vendidos daquela década e incluiria também mega sucessos como “The Winner Takes It All” (ABBA) e “Survive” (Jimmy Buffet). “All out of love” abriria as portas definitivamente para os novos hits da banda no Brasil. 


 Com o lançamento do seu primeiro álbum aqui, Lost in Love (final de 1980), logo os fãs daquelas vozes tão harmoniosas e afinadas iriam se deleitar com mais dois grandes sucessos que estavam por vir no início de 1981! Every Woman in the World e a faixa título chegariam às rádios com o mesmo furor de All out of Love, levando assim o seu álbum para o topo das paradas. Apesar de todo o sucesso, o público brasileiro continuava sabendo muito pouco sobre o Air Supply.


Com a chegada do seu novo álbum, The One That You Love, 1981 seria mais um ano importante para os rapazes no Brasil. Tudo acontecia ao mesmo tempo em que eles tinham vários singles do lp anterior tocando incessantemente nas rádios. Em 1982, a banda teria uma nova canção incluída como um dos temas principais de uma outra telenovela e a sua popularidade apenas cresceria mais e mais. Even the Nights Are Better, tirada do seu álbum de 1982 – Now And Forever, foi inserida como um dos principais temas românticos da novela Elas Por Elas (tema de Natália, interpretada por Joana Fomm). Sucesso absoluto outra vez e o Air Supply era só o que se ouvia nos rádios, bailes, carros, em todo lugar!

 


Em 1983-1984, a SIGLA, empresa fonográfica da Rede Globo, por alguma razão não conseguiu o fonograma original (eles eram todos comprados das gravadoras dos artistas, cujas canções iriam constar na trilha sonora original das suas novelas) do novo single da banda. Seria justamente aquele que iria se tornar no futuro, talvez o maior hino entre os fãs: Making Love out of Nothing at All. Sendo assim, a exemplo de outros casos como esse, a SIGLA optou por incluir a canção interpretada por uma banda desconhecida, Fresh Air. A novela era Champagne (tema de Ronaldo e Verônica, respectivamente interpretados pelo saudoso Carlos Augosto Strazzer e Maria Isabel de Lizandra), que apesar de todo o transtorno, seu álbum obteria uma ótima vendagem, pegando carona, logicamente, no sucesso estrondoso da faixa original tocada pelo Air Supply em todo o planeta. Eles reinavam absolutos no cenário do pop rock romântico internacional no nosso país.
 

1985 foi um ano em que a banda atingiria novamente o topo das paradas devido ao sucesso de Just As I Am e I Can Wait Forever, que já tinha se iniciado em 1984. A segunda foi incluída como um dos temas românticos principais da novela das 7h, Um Sonho A Mais (tema de Joaquim, interpretado por Edson Celulari). Em 1986, mais uma canção começou a ser tocada no país e arrebataria o coração dos fãs para sempre. Lonely Is The Night chegava firme e forte às paradas, fazendo um trio imbatível junto a Just As I Am e I Can Wait Forever, que ainda permaneceriam firmes no topo por um longo tempo. O mais intrigante sobre Lonely Is The Night é que ela tornou-se um daqueles estranhos casos de sucesso absoluto, quando não se sabe de onde saiu. Não havia novos singles nem um álbum novo da banda no Brasil, mas aquela canção tornou-se mais um hino para os fãs. Lonely Is The Night, I Can Wait Forever e Just As I Am seguiriam no topo das paradas por muitos anos, enquanto o público ainda tentava se recuperar do sucesso contagiante de Making Love out of Nothing at All.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá! Boa noite! Há um tempo procuro um filme pra minha esposa onde a música Now and Forever foi trilha sonora.

Sabe me informar qual foi esse filme?

Fico muitíssimo grato pela ajuda!

Unknown disse...

O filme é now and forever, Agora e sempre (Brasil) ou sou tua para sempre (em Portugal). A atriz é Cheryl Ladd que era do elenco de As Panteras.

Anônimo disse...

Boa tarde!
Alguém poderia me informar de que ano é aquele LP "TV HITS" ilustrado logo no início. Anos que procuro esse LP, mas não lembro ano e gostaria de procurá-lo para download ou compra. Desde já agradeço.