quinta-feira, 29 de março de 2012

Air Supply no HSBC, São Paulo, 2012 (Por Oswaldo Loechelt)


Ao chegar em São Paulo dia 13, tinha um sentimento de que algo muito bom me aguardava. Sem saber inicialmente, me hospedei em um hotel localizado a uma quadra do hotel onde eles se hospedaram. Minha visão do hotel deles era ampla. Fui até lá e conversei com o Décio que me disse: “Eles chegaram às 6h da manhã, ficaram duas horas num congestionamento nas marginais e chegaram no hotel com um bom humor invejável, brincando com todos.” Aquele sentimento bom aumentou ainda mais. Não os vi, estavam descansando da longa viagem. Fui descansar também e concentrar para o grande show que me aguardava no dia seguinte.Dia 14 abre com o sol brilhando em São Paulo. Meu cunhado Jean chega para me acompanhar ao show, já que infelizmente minha amada família não poderia estar comigo por outros compromissos. Fomos até o hotel e lá informaram que o Décio estava no HSBC Brasil. Caminhadinha até lá sem problemas. Chegando lá, o bate papo com o segurança xará Oswaldo muito legal, um rápido encontro com Nathan que trabalha com a banda há 6 anos, também rápida conversa com meu inglês indígena e já a primeira gozação por parte dele que é muito gozador. O que ? Sei lá... não entendi, mas não foi nada pejorativo. Ele é brincalhão, mas não maldoso.Ficamos sabendo que nosso querido Décio havia passado mal com os problemas que surgiram de última hora, mas já fora medicado e estava melhor.Voltamos ao hotel para a preparação definitiva. Tinha uma van “de gratis” no hotel que nos levou junto com outras pessoas para o show. Gostei.

Chegando no HSBC encontro a Isabela e, aos poucos vão chegando os demais airheads amigos que não via desde a última tour há um ano. Aí começou a bagunça de fotos e anda-anda de lá pra cá que tanto os seguranças “adoram”. Nessa andada, encontrei Rogério Jiquiriça, amigo de faculdade quase vizinho que não curtia muito Air Supply, me lembro, mas casou-se com uma airhead e agora por amor, curte nossa banda. Coisa boa.Momento de emoção foi a entrega, pouco tempo antes do show, de uma linda placa ao Décio da DCJ’s Produções, empresário que trava lutas intermináveis com gente grande para realizar nosso sonho de ver Air Supply no Brasil. Confesso que procurei Graham no hotel para tentar que ele entregasse a placa durante o show, mas infelizmente não consegui. Ele toparia, com certeza, pois tanto a banda como nós airheads adoramos e admiramos esse top empresário.

Como foi bom rever Márcia, Gab, Vivi, Ariadne, Rafa, Edna, Isabela, Leila, Luciana, Fernanda, Márcio Felippe, Rodrigo, Andrei e tantos outros airheads amigos.Após a distribuição de palitinhos que brilham no escuro, começa o show. Com uma energia muito maior do que em 1993, 2008, 2009 e 2011, Graham, Russell & Cia abrem com EVEN THE NIGHTS ARE BETTER. Pique total, banda totalmente entrosada.Vemos vários fotógrafos junto ao palco com câmeras profissionais, coisa nunca vista antes, aí soubemos que finalmente a imprensa brasileira se rendeu ao sucesso do Air Supply. Demorou !

Tudo ia bem até que um barulho ensurdecedor toma conta do HSBC Brasil. Russell corre em direção à coxia, diz algo e volta. Jonni começa a mexer na aparelhagem. Problemas no som prometem atrapalhar a noite.Amigos, 37 anos de carreira transformam aquilo que parecia uma tragédia em uma situação em que nós airheads agradecemos o santo defeito. Enquanto se corrigia, Graham e Russell se soltaram por inteiro com o público. Piadas, brincadeiras, beijos, poses para fotos, declarações de amor com voz afeminada (aquele famoso “I love you too” seguindo a mesma voz de quem disse I love you, repetindo 1993), uma surpreendente e rápida homenagem do Graham a esse que vos escreve (me emociono cada vez que me lembro) e o momento em que Russell pergunta a uma moça da plateia como se diz I love you em português. No microfone dele ela diz: “Eu te amo”, rapidamente ele confere com os demais e com a confirmação, solta o “Eutiou” (ele tentou). Momento único de descontração pura vivido em São Paulo.

JUST AS I AM vem com tudo e começa a demonstrar aos brasileiros aquilo que eu alertava quando os vi na Disney, Aaron Mclain é uma fera na guitarra ! Ganhamos duas vezes, uma pelo intervalo forçado que Graham e Russell tornaram muito divertido e a segunda que os músicos voltaram daquela parada com uma garra impressionante. Em todos os shows do Air Supply que presenciei, nunca vi algo parecido.Graham e Russell logo puxaram para si toda aquela garra e energia vinda dos seus músicos transformando esse no melhor show do Air Supply até hoje visto no Brasil. O set list segue semelhante aos outros, mas com uma nova canção, DESERT SEA SKY, mais uma música fora dos padrões airsupplynianos, mas que agradou. Particularmente gostei muito da energia emanada por essa música em seu refrão, aquele ôôôô ôô ôô...


SANCTUARY está cada vez mais linda. Russel canta suave nos fazendo lembrar de sua voz no início de carreira.THE ONE THAT YOU LOVE continua na plateia, grande destaque do show e enorme surpresa pra quem não conhece ou nunca viu um show da banda.Durante o show, mais uma vez chego próximo ao palco, estico a mão, Russell vem e dá um tapa em minha mão. Já estou acostumando com isso e adorando lógico.O bis continua com ME LIKE YOU, porém mais renovada com o show que Aaron dá na guitarra, GOODBYE com um show de dança do Nathan na coxia (Quem estava do lado Russell viu e gargalhou muito) e finalmente ALL OUT OF LOVE encerrando aquele fantástico show. Ao fim do show, olho para meu cunhado completamente parado, olhando fixamente para o palco já vazio, estátua mesmo, mas com um sorriso no rosto. Já preocupado pergunto a ele se está bem e a resposta vem da seguinte forma: “AGORA EU SOU UM AIRHEAD !”


No capítulo CAMARIM tenho a dizer que organizei tudo para entrar com Dna. Ivone que está com problemas de saúde e é muito amiga deles, mas quando a procurei, ela havia sumido, uma pena. Com isso, não consegui entrar com todos que queria, mas quando consegui autorização fui até a entrada e os amigos já tinham saído. Quando não depende exclusivamente de nós, fica tudo mais difícil.Dessa vez estavam todos na mesma sala e com um humor incrível de quem tinha feito seu melhor show. Vivi querida nos entregou as toalhinhas que fez, sendo que cada um de nós entregaria a cada um deles. Coincidência feliz o ex-baterista eu mesmo ficou encarregado de entregar a do baterista CJ Burton. Ele não entendeu, agradeceu e devolveu achando que só estávamos mostrando. Quando soube que era um presente ficou tão feliz e emocionado que encantou a todos que viram.

Graham, quando me viu abriu aquele sorriso, disse que era um prazer me ver de novo e, conversando com ele, disse que levaria seus presentes para Fortaleza e os daria lá. Ah ! Também disse a ele que meu inglês é indígena e ele disse que o português dele também é. Estamos iguais. Fotos com todos quando a Márcia entrega aquela bandeira linda feita pela Fernanda. Todos eles se posicionaram para a foto e eu, quase caindo, pois me pegou de surpresa bati a foto mais linda deles que já vi, foto que atualmente abre esse blog maravilhoso e que o próprio Air Supply compartilhou em sua página do facebook dizendo “WE LOVE BRAZIL” .Tenho costume de analisar os músicos. Não farei, pois nesse show todos foram acima de qualquer análise. Pessoalmente, só tenho uma coisa a dizer sobre a tour 2011 para 2012. Agora Air Supply voltou a ter um guitarrista de verdade, não sendo exagero dizer que Aaron Mclain é o melhor até hoje. A todos que foram ao show que inaugurou a Tour Brasil 2012 tenham certeza que viram o melhor de todos até hoje. Agradeço desde já a todos que tiverem a paciência de ler esse texto enorme mas trata-se daquilo que vivi e senti naquele maravilhoso 14 de março de 2012.

Abraços a todos,

Airhead Oswaldo Loechelt

5 comentários:

Tony Nascimento disse...

Olá, primo Oswaldo! Parabéns pelo fantástico review. Eu me senti lá no HSBC e vivendo (revivendo) tudo ao lado dos nossos amigos Airheads e você, claro. Adorei seu texto! Seus detalhes impressionam, pois mostram o quanto você está ligado nas mínimas coisas, aquelas que tornam momentos assim mais inesquecíveis ainda. Os seus videos estão na página principal, junto aos demais. Muito obrigado pela colaboração e o carinho de sempre para com este espaço feito por e para todos nós, fãs do Air Supply.

Abração!

Tony Nascimento

Nazareth Cavalcante disse...

Parabéns pelo texto Oswaldo. Adoro seus comentários, mas esse me lembrou os romances que lia quando era adolescente, tão cheios de detalhes e nuances que parecia que eu estava vivendo naquele lugar àquela época.Parece que eu estava aí junto com voces que tenho tanta vontade de conhecer, assistindo ao melhor show da melhor banda do mundo. Amei.

Vivizinha disse...

Tony li tudo que ta no blog... impecavel sempre!
Oswaldo, chorei... sem palavras!!

Anônimo disse...

Maravilha!!! Só um Airhead desse nipe poderia descrever com tanto talento um sentimento e as emoções vividas. Parabéns my friend!!!

Vivizinha disse...

complementando queria dizer que é uma honra poder contribuir um pouquinho com vcs nas materias para os nossos amigos airheads...
Ah Oswaldo, tadinho do CJ !!! kkkkkkkkk foi culpa minha!! ele ficou perdido por isso te devolveu a toalha... vou me explicar rsrs seguinte: eu dei minha toalha pra ele assinar, ele achou linda agradeceu e guardou kkkkk ai pedi pra ele devolver pq era minha eu so queria o autografo, oh judiação!! ele deve ter pensado que vc ia fazer o mesmo dai ja mandou de volta... kkkkkkkkkkkkk