quinta-feira, 5 de março de 2009

Brasil Tour 2008 - Fortaleza, Jornal "O Povo" (Pt.1)


Vida & Arte

AIR SUPPLY

Canções para recordar

Guilherme Cavalcante
Especial para O POVO, Fortaleza 09/01/2008


Temas de amor, baladas românticas e um tom de nostalgia no ar. Amanhã, a banda australiana Air Supply faz show em Fortaleza, com apresentação única. Na a platéia, fãs se articulam para lotar as primeiras filas do show, que ocorre no Siará Hall.

Corações apaixonados, preparem-se para mais um suspiro, mas daqueles bem profundos. Chegou a hora de escutar, ao vivo, a trilha sonora de toda uma década repleta de baladas românticas e inspiradoras. Amanhã à noite, muitos casais se lembrarão dos primeiros momentos a dois na década de 1980, quando, ao fundo, as baladas do Air Supply ambientavam o momento mágico do primeiro beijo (ou de outras cositas más). Não é pieguice. Tanta poesia é necessária porque os fãs fortalezenses do Air Supply estão levando muito à sério o que promete ser um dos maiores shows de 2008. Sim, a banda australiana canta amanhã em Fortaleza, no Siará Hall e, se você não sabia disso - vamos combinar - é porque, certamente, você não é fã de verdade.
Para quem não sabe (ou não recorda), Air Supply é uma dupla que surgiu na Austrália em 1975. Anos mais tarde, a banda composta por Graham Russell e Russell Hitchcock ganhava fama no Brasil pela participação em trilhas sonoras de novelas. Um dos primeiros sucessos foi All Out of Love, da novela Coração Alado (era tema da personagem Catucha, vivida por Débora Duarte, lembra?). Desde então, as baladas do grupo eram coisa certa nas trilhas sonoras dos folhetins eletrônicos e ajudavam bastante a vender os discos. Os sucessos eram Lost in Love, Making Love Out of Nothing at All, Even the Nights Are Better, Goodbye, entre outras canções marcantes. Em 1995, o Air Supply deu o ar da graça no Brasil. Cantou no Faustão, foi ao programa da Hebe, fez show no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os cearenses ficaram na mão, mas não desta vez: Fortaleza é a primeira cidade da turnê do duo, que ainda inclui Recife, Rio de Janeiro e São Paulo no roteiro.
Na platéia, amanhã, como é de se esperar, Fãs, com "efe" maiúsculo, mesmo, porque a emoção é grande. Eles são articulados e o Orkut, mais uma vez, é ponto de encontro de uma geração que conta cada segundo restante para a grande apresentação. Fãs de carteirinha Muitos deles fazem parte de fã clubes, dentre eles, o Now & Forever in Fortaleza, que existe há quase 23 anos, um dos grupos que se empenhou em conseguir trazer a dupla para Fortaleza. "É uma luta que a gente travou há mais de 20 anos para que o Air Supply venha fazer shows no Brasil e, graças a Deus, a nossa terra será a primeira parada da dupla. O coração tá a mil! A gente tá indo agora meio-dia pro aeroporto recebê-los, mas temos que nos controlar, né? Temos que saber separar as coisas, mas o meu coração tá a mil! Do fã clube, cerca de 30 ou 40 pessoas irão ao aeroporto", conta Histenbergh Fernandes, 40, professor de inglês e presidente do fã clube. "Sou fã desde os anos 80, desde a primeira vez que eu ouvi a música All Out of Love. Daí, a partir de 1984, 1985, ainda muito jovens, a gente procurou organizar uma galera que curtisse o Air Supply para que se tornasse não só um fã clube, mas um grupo de admiradores da boa música, que tivessem o gosto musical apurado", conta o presidente do Now & Forever. O grupo reúne cerca de 100 pessoas, a maioria de Fortaleza e integrante do fã clube desde o início. Segundo o presidente do fã clube, eles tiveram o privilégio de acompanhar de perto a vinda do grupo australiano. "Nosso fã clube tem uma parceria com a Tempo FM há 10 anos e fomos convidados a participar diretamente da divulgação do show e, inclusive, fazer alguns contatos diretamente com o Air Supply. Pra gente, isso foi muito importante", conta Histenbergh, que completa: "Devo o que sou a eles. Hoje sou professor de inglês e ouvindo o Air Supply eu consegui aprimorar bastante a língua. Por onde eu passei, divulguei a banda e quem me conhece tem sempre uma referência do Air Supply por mim. É um sonho que estou realizando", conclui.

NOTA DE ACRÉSCIMO: Antes da data mencionada no texto, a dupla Air Supply já estivera no Brasil dois anos antes, em 1993, quando realizaram shows no Rio de Janeiro e São Paulo (Olympia).
(Tony)

Nenhum comentário: