terça-feira, 6 de setembro de 2011

O Air Supply Na TV Brasileira, 1995


                                               A Saga que Tirou o Air Supply do Brasil por 14 Anos

Por Oswaldo Loechelt


         Os fãs brasileiros da banda AIR SUPPLY ainda estavam extasiados com duas pequenas turnês da banda em 1993, quando tocaram em São Paulo e no Rio de Janeiro em junho e outubro daquele ano.

         Após muitos anos de carreira, finalmente a banda começava a se agradar das terras tupiniquins, inclusive com uma música composta aqui no Brasil, “Always”.

         Assim, em 1995, fizeram questão de incluir o Brasil no lançamento mundial do novo CD “News From Nowhere”, mas dessa vez sem shows, apenas apresentações em programas de televisão.

         O sonho que se transformou em pesadelo começou com Fausto Silva em seu Domingão do Faustão. Esfuziante como sempre, Faustão anuncia a presença do AIR SUPPLY em seu programa, denominando-os como “Reis da balada”.

         Felicidade total, afinal quando imaginar que nossos ídolos estariam ao vivo em um programa de televisão em nosso país.

         Após vários anúncios, chega a hora tão esperada e entram no palco do Domingão, Graham Russell (que Faustão chama de Grérem) e Russell Hitchcock (ele acertou a pronúncia, graças a Deus).

         Graham se dirige ao piano e começa “Goodbye”. Russell com sorrisos e muita simpatia tem seu microfone aberto durante o playback, percebe e começa a cantar junto com a música que toca.

         Como de costume, Faustão invade a música várias vezes com seus comentários inúteis, como por exemplo: “No telão do domingão Air Supply”, porém nenhum pior do que a pérola: “Esse é o novo LP”, mostrando a capa do CD autografado por Graham e Russell.

         No término de Goodbye, Faustão completamente perdido começa a gritar que eles cantarão agora... “essa músicaaaa... ... ... que o Brasil inteiro sabe cantar...” Graham assume o violão e sem se incomodar com o mico do apresentador começa “Unchained Melody”.

         Emocionante ver alguns casais dançando agarradinhos na plateia enquanto Graham e Russell davam show de simpatia e Faustão show de exibicionismo.

         Ao fim da música todos ficaram sem saber o que fazer pois o dito apresentador não fala inglês. Graham e Russell se despediram e saíram do palco.

         Uma semana depois Faustão recebeu uma mensagem de uma pretendente a tradutora para que não acontecessem novos vexames como o ocorrido. Lamentavelmente sua arrogância fez com que não gostasse da oferta que o deixou muito nervoso.

         Vídeos da apresentação abaixo:

http://www.dailymotion.com/video/xjnuxs_air-supply-goodbye-no-faustao-1995_music

http://www.dailymotion.com/video/xjo503_air-supply-unchained-melody-no-faustao-1995_music


         Descobrimos que na segunda feira eles estariam no programa da Hebe Camargo, no SBT. Nova felicidade, nova ilusão.

         Havia uma evolução com relação ao Faustão. Arrumaram uma tradutora ! Porém, TV brasileira e bumbum de bebê saem umas coisas estranhas e a dita apresentadora, com mais de 100 anos de experiência na TV começa chamando ao palco um tal de RER SUPPLY !?!?!

         Após os beijinhos e falsas tietagens, ela pede à tradutora que pergunte a eles se a música romântica é eterna. Graham sem microfone grita “Yes”, Russel diz que sim, que a música romântica é para sempre.

         Hebe diz que prefere não conversar porque as músicas são lindas e é melhor que eles cantem.

         Abrindo um parênteses, se fosse hoje, perfeito pois temos internet e várias formas de saber sobre a banda, mas em 1995 ??? Tínhamos o que ??? Senão aquela chance de saber mais sobre nossos ídolos ! Furo inaceitável da apresentadora.

         Graham com violão e a música integral no playback cantam “Unchained Melody”. Ao fim da música, a apresentadora com pequenos chiliques de quem tenta passar que está gostando diz à tradutora que não precisa perguntar mais nada, pois 20 anos de sucesso responde qualquer coisa e com o público em pé gritando “mais um” ela se despede deles praticamente os empurrando para decepção de todos os presentes e telespectadores que queriam um pouco mais de Air Supply.

         Até hoje me pergunto pra que serviu a tradutora...

         Mas para se safar de críticas que viriam, ela dá a boa notícia: “Eles estarão no Jô Soares essa semana”

         Agradecemos a notícia, Dona Hebe. Vídeo abaixo:

http://www.dailymotion.com/video/xk2qp8_air-supply-unchained-melody_music



         Jô Soares, um dos apresentadores mais cultos da TV brasileira, amplamente respeitado nos meios de comunicação, era a esperança dos fãs de uma entrevista inteligente com Air Supply.

         À época, procurei o telefone do SBT e da produção do programa. Liguei perguntando quando seria a gravação da entrevista do Air Supply. Eis que a voz do outro lado diz: “A canja foi ontem”. “Mas que canja ? Não foi entrevista ?” Perguntei assustado e a pessoa me disse que tinham pessoas mais importantes para serem entrevistadas aquele dia. Desliguei o telefone sem ação e fui aguardar o programa.

         Começa o programa e naquela apresentação inicial Jô, talvez invejando a incompetência dos apresentadores anteriores, diz que na canja do Jô estará a dupla NORTEAMERICANA (?!?!) Air Supply.

         Graham e Russell felizes, simpáticos e sorridentes, aplaudem. Hora de saber quem são os entrevistados mais importantes.

Primeiro uma mulher tão importante que não lembro seu nome. Ela tem um programa de TV que só é transmitido para o Rio de Janeiro.

Após uma outra cidadã falando de previdência social, assunto extremamente chato para aquele momento e que perdurou por quase uma hora, se não passou, ocupando duas longas e cansativas partes do programa (só pra lembrar, Graham e Russell estavam na platéia).

Fechando com chave de lata, Jece Valadão gritando para todos que quem usa brinco é veado... Russell estava com 3 brincos em cada orelha.

Em resumo, foi o pior, mais chato, desagradável e cansativo programa que o Jô Soares fez em toda sua carreira. Ao final, anuncia a dupla, agora acertando como dupla anglo-australiana.

Graham estava visivelmente irritado e ambos estavam abatidos e cansados com aquele enfadonho programa. Cantam com playback do instrumental e a voz inteiramente ao vivo.

Com o fim da música, rapidamente a câmera vira para a plateia, filmando as pessoas saindo daquele fatídico programa até o fim da transmissão sem nenhuma imagem mais de Graham e Russell.

Após tudo isso, foram longos anos sem que Air Supply colocasse novamente os pés no Brasil e somente com o árduo trabalho de alguns airheads brasileiros, isso foi possível em 2008, com retornos em 2009 e 2011, onde Graham e Russell viram que o Brasil não se resume à sua ridícula televisão, mas sim, aos seus muitos fãs que com muito carinho, reconquistaram essa maravilhosa banda com a certeza que estamos agora no coração desses músicos fantásticos e pessoas maravilhosas que são Graham Russell e Russell Hitchcock. 

Para escrever esse texto, revi os vídeos da época e todos aqueles sentimentos de angústia e tristeza que tomaram conta de mim naquela ocasião retornaram, porém de forma mais tranquila para que eu pudesse passar aos amigos airheads como vi e senti a passagem do Air Supply pelo Brasil em 1995.

Video abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=006FFvIg3kc



Abraços a todos.

AIRHEAD OSWALDO LOECHELT




7 comentários:

Tony Nascimento disse...

Primo, parabéns pelo excelente review! Estava faltando um relato sobre essa passagem da dupla no nosso país e eu sabia que acertaria em cheio, se ele fosse feito exatamente por você! Excelente trabalho. Abração!

Tony Nascimento

Anônimo disse...

É, meu caro fã, essa passagem do Air pela TV tupiniquim foi só de gafes mesmo!! Tivemos que aguentar as bobagens da Hebe, o descaso do Jô e as gafes do sr. Fausto Silva. Ninguém merece! Parabéns pelo seu texto! Ótimo de fato.

Carlos Martins/SP

Airhead Oswaldo disse...

Primo grande DJ Tony, eu que agradeço imensamente a oportunidade de mais uma vez participar desse blog maravilhoso dando meus "pitacos" rsrs

Obrigado Carlos Martins. Fico feliz que tenha gostado e visto que meu interesse não foi o de esculhambar tais apresentadores, mas expor que a incompetência dos 3 nos tirou o prazer de ver nossa banda de perto por muitos anos.
Abração.
AIRHEAD OSWALDO

Anônimo disse...

Muito bem, Oswaldo! Arrasou no texto e nas colocações. Penso igual a você, rapaz. Abraço.

Mariana Lima
Osasco/Sp

J.Cruz disse...

Difícil dizer qual o momento mais decepcionante entre os 3 pra mim (apesar da alegria enorme de ver os rapazes na nossa telinha), mas acho que o pior mesmo foi a participação deles muito vazia e sem graça no programa do Jô. Todos esperavam uma bela e merecida entrevista com a dupla, uma apresentação musical maior, pois a banda sempre foi adorada pelos brasileiros... só que nada aconteceu, a não ser no finalzinho, a palhinha com unchained melody. Pelo menos foi ao vivo. Airhead Oswaldo, seu trabalho está primoroso, acredite. Voce leva jeito para redação. Abraço de um Airhead do Crato!

Josimar Cruz

felipe disse...

vlw cara eu estava procurando so fautava isso pro meu livro vlw mano

AIRHEAD OSWALDO disse...

Obrigado Mariana. Fico feliz que tenha gostado.
Grande Josimar ! Airhead de Crato, cidade que deu show orgulhando os Airheads do Brasil todo ! Parabéns a essa galera daí !
Felipe, explique esse negócio de livro, por favor, pra que eu e o Tony não façamos um suicídio duplo pela curiosidade... rsrs
Abraços a todos e obrigado pelos comentários.
AIRHEAD OSWALDO