domingo, 15 de novembro de 2009

Air Supply Ao Vivo No Via Funchal, Nov 4, 2009 - Parte 3

Por Oswaldo Loechelt (Fã-clube Now & Forever)

Eram 20:00h, mais ou menos, quando chegamos ao Via Funchal para mais uma apresentação do Air Supply. Logo encontramos nossa "primeira dama" Márcia Hitchcock, também ansiosa como todos nós. Os demais Airheads foram chegando aos poucos. Com a abertura da casa, descobrimos por “São Cassius” que a banda havia acabado de passar o som, fato acompanhado por alguns Airheads que chegaram mais cedo. Foi interessante a chegada de cada Airhead. Pessoas que conhecemos apenas por fotos do orkut, mas que temos uma impressionante intimidade inacreditável para uma amizade apenas via PC.

Hora de nos arrumarmos para o show, inclusive a colocação das letras, quem iria fazer tal função, se todos estavam se divertindo numa confraternização que mais parecia um Aircontro do que um verdadeiro show de nossa amada banda. Aquilo era um centro de distribuição:
Márcio distribuía as camisetas;
Márcia distribuía as credenciais, nosso passaporte da alegria; e
Rose a Gab começaram a distribuição das letras, sendo que, após, Gab parecia uma árvore de natal de tanto brilho. Era só diversão, só alegria, num clima absolutamente contagiante.

(Foto: Márcio Spimpolo, Oswaldo Loechelt, Rigonotur e Ariadne)

22:00h

Anunciada a entrada da banda, um pouco diferente de abril, outra música na abertura, mas com pique total. Todavia percebeu-se um Graham um pouco apagado, sem o pique costumeiro, depois viemos a saber que ele estava fortemente gripado e exausto. Esse problema com Graham não prejudicou em nada seu desempenho - que mais uma vez foi brilhante, mas quem o conhece notou um certo abatimento.

Como Air Supply é um time perfeito e entrosado, os outros membros - tanto da banda, como o próprio Russel, melhoraram muito seu desempenho para suprir alguma eventual queda de Graham. Só que Graham caiu de 10 para 9 e a atuação dos demais subiu muito mais que esse mísero ponto que a gripe nos tomou. Russel Hitchcock mais uma vez estava fantástico na voz, simpatia e competência. Cada música era um show e quando cantou a nova “Until”, emocionou a todos. Russel III estava mais solto que em abril, vindo diversas vezes próximo ao público com seus solos fantásticos de guitarra. Ele é o exemplo daquele que faz o que gosta, pois não toca, se diverte... Jonni e Mike perfeitos como sempre. O primeiro, sempre agitando a galera e o segundo arrasando com seus solos de bateria.

Falando um pouco do “novo menudo” Frankie Moreno. A saída de Jed foi sentida por todos os Airheads, sendo que alguns como eu, confesso neste instante, torceram um pouco o nariz para aquele moço que parecia mais um galã metido do que um pianista do Air Supply. Confesso que esperava uma pessoa daquelas que olham os outros de cima abaixo e as meninas como “já são minhas”. Total engano, erro lamentável e inescusável. O que se viu de Frankie Moreno foi um competentíssimo tecladista e uma pessoa extremamente simpática que me pareceu ainda deslumbrado com tudo aquilo querendo sempre chegar perto dos fãs como uma espécie de agradecimento por estar ali ovacionado por todos. Ele deu um ar mais jovem à banda, já que seus arranjos raramente são executados ao som puro de piano, mas em um teclado mesmo, o que é complicado para um Airhead tradicional, porém necessário para a nova geração de fãs do Air Supply.

Após a paradinha tradicional, o bis veio com "Dance With Me", rockão mesmo! Lembro que olhei para nosso amigo Márcio e ele disse: Baixou AC/DC! Continuamos a diversão. “All Out of Love” encerra o show como sempre. Falhas no som foram detectadas pelos ouvintes. Antes de “Until”, o microfone de Russel simplesmente não funcionou. Quem estava próximo ao palco, pouco ouvia as vozes, mas acredito que curtiram tudo da mesma forma... Eu curti! Os seguranças dessa vez cumpriram bem seu dever com mais educação.

(Foto: Graham e Russell em ação no Via Funchal, Nov 4 2009)

Camarim:

A emoção da chegada ao camarim é indescritível. Só vivendo pra saber. Naquele momento Jonni e Russel III estavam no palco brincando com os fãs, o povo chamava Russel III de Bruce Willis e Jonni se acabava de tanto rir. Ao entrar no camarim, encontrei primeiro Frankie que, ao receber seu DVD, ficou muito feliz e disse que num próximo faz questão de estar lá! O próximo era Jonni que recebeu, já o procurou na contracapa e quando viu sua foto com Gab, disse todo feliz: “Yes! I’m here!”
De repente vejo Graham (não é difícil vê-lo). Ao receber o DVD e ver o que se tratava, a emoção se estampou em seu rosto e agradeceu dizendo que não se importava em não ser um trabalho profissional. Para ele, não é isso que interessa.

(Foto: Graham, Oswaldo, Cassius e Russell)

Sai da sala Russel Hitchcock entre pessoas e seguranças. Com ajuda de “São Cassius”, entrego o DVD a ele, que me agradece. Utilizando meu inglês indígena, digo: “Russel, it’s not Professional, but... very love!” Automaticamente, ele pegou na minha mão, me puxou pra perto, me abraçou forte e encerrou com um beijo no rosto e um emocionado “thank you”. Quando pedi o autógrafo, ele perguntou qual era meu nome. Eu disse, ele não entendeu. Eu mostrei no DVD e ele fez a bonita dedicatória. Ali diante de todos, tive meu momento particular com o grande Russel Hitchcock. Sparkey também recebeu o seu e ficou feliz como uma criança ao receber um presente, quando eu disse que ele também estava lá. "Como?" Meu inglês indígena: “You... here!” Era a vez de Mike Zerbe que recebeu o DVD com emoção, agradeceu, fotografou e autografou. Pedimos a ele que levasse o DVD de Russel III que não estava mais lá. Descemos as escadas junto com Mike e tivemos o encontrão com Russel III que também recebeu seu DVD.
Após isso, só a emoção de ter visto mais um show lindo e estar perto de pessoas maravilhosas que são os Airheads brasileiros e, finalmente, ter emocionado as pessoas que me emocionaram a vida toda.

Thank you, God !


(DVD: Homenagem dos Airheads brasileiros ao Air Supply)

5 comentários:

TATY LOWE disse...

Oi, acabei de ler a matéria sobre o show de novembro, o momento da chegada, a apresentação e o cama
rim, nosa, desa vez deve ter sido bem mais legal que em abril, com mú
sicas novas inclusas no set, a
galera agitabdo todas, pena que perdi, não deu p/ ir dessa vez, mas
na próxima, ano que vem qdo eles
retornarem, eu irei, com certeza! Camiseta no corpo, credencial, muni
ção preparada (presentinhos, etc),
pronta pra me acabar até sair fuma
ça, me jogar, extravasar, liberar geral!!! E que dez que eles gosta
ram do DVD, agora é decidir qual se
rá o presente para o próximo retor
no ao Brasil!!! Fica c/ Deus, fui!metaulf

Tony Nascimento disse...

Pois é, Taty. Vamos torcer então pelos novos shows. Eles merecem todo nosso carinho mesmo! Oswaldo, parabéns pela sua matéria. Tá linda demais, sensível e com todos os detalhes que os fãs da banda adoram saber quando, infelizmente, se fazem ausentes ao show, como eu. Eu me senti ao lado de vocês todos nessa noite inesquecível! Abraço e obrigado por compartilhar tudo isso conosco.

Airhead Oswaldo disse...

Eu que agradeço a honra de participar a vocês as emoções de uma noite maravilhosa, talvez uma das mais importantes de minha vida.
Amigo Tony, você estava lá no coração de todos nós que admiramos seu trabalho e essa pessoa maravilhosa que é.

Rodrigo disse...

Me senti no camarim! e por causa disso fico me mordendo por não ter conseguido ficado até o final. Obrigado por trazer um pouco diso pra mim. :-)

Edna disse...

Amei, Oswaldo !
Parabéns ! Foi como estar vivendo novamente toda esta emoção.