terça-feira, 28 de abril de 2009

Brasil Tour 2009: Parte 5 - Fortaleza

>


>>>Fortaleza - 18 de Abril, 2009

Os fãs do Air Supply começaram a chegar cedo no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Todos estavam lá para recepcionar a banda, que mais uma vez incluiu Fortaleza no seu roteiro de shows em 2009. O avião da companhia aérea TAM, que trazia os integrantes de Belém após o terceiro show de sua turnê naquela cidade, era aguardado às 11.55h, quase meio-dia. Ansiedade total!Todos armados com suas máquinas digitias, celulares que batem fotos, CDs, DVDs e os saudosos LPs para ser autografados, não se esperava muito que os rapazes da banda tivessem ainda tanto fôlego e disposição para atender a todos, sorrir, autografar, conversar e realizar alguns dos sonhos mais caros de todos os fãs que estavam ali, ansiosamente aguardando que seus ídolos atravessassem a porta de desembarque doméstico do aeroporto.

Então, eis que alguém avisa, "eles estão chegando, pessoal" e todos escolhem um lugar estratégico, armados com suas máquinas fotográficas e todo o material escolhido para ser autografado, porém tudo feito com muita tranquilidade e sem nenhum exagero ou correria, mesmo que a vontade naquele momento era de correr para dar um abraço na dupla e dizer o quanto eles são queridos. A chegada do avião foi pontual e eles desembarcaram rapidamente. Ao meio-dia em ponto atravessaram o portão. Muitos flashes, alguém que os chamava por seus nomes e a magia enfim teve início. Em seguida, o grupo foi aplaudido por todos e se renderam irremediavelmente ao carinho dos seus fãs, os "Airheads", como são chamados no mundo todo.

Apesar do enorme cansaço que podia ser claramente visto nos seus semblantes, Russell Hitchcock - trajando a sua já popular jaqueta preta e jeans escuros de rockeiro - e Graham Russell - usando novamente seus blusão preto de mangas longas e jeans, foram simplesmente fantásticos com todos os que lhes rodearam em busca de um abraço, uma foto, autógrafos e até mesmo um rápido papo de fã. Graham mostrou-se bastante feliz com o resultado até o momento da turnê no Brasil. Russell era o que parecia mais cansado e sorriu pouco, mas mesmo assim, em momento algum foi áspero ou tratou algum fã mais afoito por um abraço de forma rude. Bem pelo contrário. Eles fizeram a festa de todos ali presentes durante cerca de 15 minutos e depois partiram rumo ao Siará Hall, onde ainda deveriam fazer a passagem de som na mesma tarde para o tão aguardado show desta noite.

>>> O Show no Siará Hall!

Bem no início da noite de sábado, já havia muitos fãs esperando na fila da entrada da casa de show onde o maior evento da temporada estava prestes a acontecer. Não houve confusão nem transtornos que pudessem causar qualquer dano àquela noite tão esperada. A banda já se encontrava no local desde cedo, vindo direto do aeroporto ao Siará Hall, para a passagem de som. Graham e Russell cantaram Sweet Dreams no teste dos equipamentos.

Já eram quase 22h quando os portões finalmente foram liberados e os fãs tiveram acesso ao local. Antes do show começar, muito Beatles sendo tocado no sistema de som. Será que foi algo proposital? Afinal, Graham e Russell são fãs declarados dos rapazes de Liverpool. 23h e finalmente ouve-se um som de piano, uma voz suave familiar e depois um vocal agudo cantando o côro de uma canção. Era It's Never Too Late sendo executada, enquanto no telão todos assistiam ansiosos e curiosos um promo video da turnê, mostrando momentos especiais da banda durante os shows deste ano. Imagens de bastidores, momentos de concentração e também de pura descontrãção de todos os integrantes. Depois mais uma canção, desta vez "Why Don't You Come Over" (do album Yours Truly) e então as luzes se apagam.

O show começa com a Graham recitando um de seus poemas, enquanto os integrantes da banda vão entrando um a um e se posicionando no palco. Muitos aplausos e gritos. É o começo do encanto que vai liberar todas as emoções em uma perfeita comunhão dos sentidos e das emoções. O show começa com Sweet Dreams e com ela, os doces sonhos de todos ali começam a ganhar forma, vida, luz e cores! É o Air Supply que está de volta à "Terra do Sol"!

O show de 2009 por unanimidade foi considerado muito melhor que do ano passado. Sei lá, parece que os rapazes conseguiram a proeza de interagir mais ainda com o público! Falaram algumas coisinhas básicas na língua nacional, cumprimentaram o público em português e citando sempre o nome da nossa cidade também em muitos "obrigado" emocionados. Graham e Russell também usaram um pouco de espanhol para transmitir sua emoção ao público. O cantor alto da banda em um momento de apresentação dos integrantes, se referiu ao Russell como "mi amigo" e o abraçou no palco. Maravilhoso aquele gesto de amizade intocável há tantos anos.

A iluminação estava mais bonita, mais bem distribuída também e as luzes em tons verde e amarelo em alguns momentos pareciam ter sido escolhidas de fato para nos mostrar o quanto os rapazes amam o Brasil. Russell com seu "gogó" cada vez mais afinadíssimo, levou o povo ao delírio com sua versão acústica de Without You, um dos pontos altos nos shows da turnê 2009 e Graham embalou novos sonhos com suas palavras emotivas na canção Me And The River. Ele disse que a vida muitas vezes pode ser comparada a um rio profundo, cheio de supresas e emoções e convida a todos para descobrir os seus segredos ouvindo a nova canção. Desta vez, somente Graham desceu para cantar The One That You Love entre a platéia. Russell continuou no palco. Making Love out of Nothing at All levou o público ao delírio como em 2008 e assim sempre o será! E o encore veio novamente com All out of Love, para encerrar o grande espetáculo da noite. O set list tem sido exatamente igual ao apresentado em todas as capitais onde por onde eles já passaram. Dificilmente vão muda-lo no Rio, mas quem sabe eles não preparam uma surpresa aos fãs cariocas?

Enfim, apesar do repertório ter sido praticamente o mesmo do ano anterior, eles não ficaram devendo nada em termos de afinação, empolgação, interatividade e som de primeira qualidade. Isso sem se contar o fato de que trouxeram um novo guitarrista, Russell Letizia (mais um Russell para o clã), o que deu às baladas uma "pitada" a mais de soft rock. Os arranjos também chamaram a atenção. Melhores e mais bonitos. Graham e Russell estavam muito mais soltos e comunicativos/interativos com a platéia que nunca! Houve um momento em que Graham, totalmente seduzido pela música e o retorno estrondoso dos seus súditos, fez uns passos de dança tão engraçados, que quase lembraram um pouco de "samba", digamos um "samba-rock" e o todos foram a mil novamente, cantando cada música em uníssono. A parte em que ele deixou o coro de All out of Love por conta dos fãs foi fantástica! Não ouviu-se um erro. Todos pareciam mesmo saber a letra de cor e salteado! Lindo demais e inesquecível. Uma noite para se guardar na memória e no coração para todo o sempre!

Vamos torcer que em 2010 a banda cante outros hits que continuaram de fora (como se as pessoas se importassem tanto após a adrenalina nas alturas com cada canção, mesmo sendo já repetida de outros shows) e inclua também os novos sucessos do album Mumbo Jumbo, ainda a ser lançado.

Air Supply Brasil Tour 2009

1. Porto Alegre (Teatro do Sesi, 14 de abril)

2. São Paulo (Via Funchal, 16 de abril)

3. Belém (Hangar, 17 de abril)

4. Fortaleza (Siará Hall, 18 de abril)

5. Rio de Janeiro (Canecão, 22 de abril)

Autor do texto e fotos: Tony


















(Fãs no Aeroporto Internacional Pinto Martins, Fortaleza 2009)

2 comentários:

TATY LOWE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
TATY LOWE disse...

Russinho sorriu pouco... mas mesmo sério, ele é lindo, super fofo!!!