sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Air Supply no Vietnã, Outubro 9, 2009

 

Click here for the English text, please

Leiam este maravilhoso relato de Le Huynh Le, um fã vietnamita do Air Supply e sintam toda a emoção que ele sentiu ao assistir de perto um show de sua banda favorita após décadas de espera para que seu sonho se realizasse. Viajem com ele ao passado através de suas memórias de fã apaixonado. Provavelmente, vocês acabarão se identificando um pouco (ou muito) com o rapaz.

"Vietnã, 17 de outubro de 2009

Quando a dupla de pop romântico austrálio-britânica Air Supply estava no seu auge, o Vietnã tinha sido afastado do resto do mundo pelas sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos. Nos anos 80, ouvir música ocidental em geral era raro e os jovens como eu, valorizavam cada chance que tinham de ouvi-la.

Para se conseguir álbuns ocidentais, a gente tinha que ir aos mercados de velharia na cidade de Ho Chi Minh. Nós os chamávamos de "Cho Cu" (mercado velho ou mercado de produtos de segunda-mão). As fitas cassetes eram trazidas clandestinamente da Tailândia ou trazidas por marinheiros locais que tinham estocado o material em portos estrangeiros. Quase todas as cópias eram "bootlegs" (material não-oficial) ilegais. Se você morasse nas províncias e não tivesse meios de visitar Ho Chin Minh, não haveria jeito de encontrar fitas do Air Supply. Vender albuns era ilegal no Vietnã também. Os vendedores daqueles mercados tinham que fugir toda vez que viam a polícia.

Naquele tempo, as bandas mais populares eram o ABBA, Boney M, Modern Talking e logicamente, o Air Supply. Os fãs de rock podiam também achar alguns álbuns do AC/DC e dos Scorpions. O Europe era também uma banda popular naquela época. Eu consegui meu primeiro album do Air Supply, quando eu estava no ensino médio. O amigo de meu irmão mais velho era marinheiro e ele trouxe a fita cassete de Singapura.

Nosso grupo passou a fita de pessoa para pessoa durante semanas. Cada uma ansiosa para ouvi-la logo e nenhum de nós estava ansioso para deixar que ela saísse de nossas mãos. Nós não tínhamos xerocopiadora, então nós tivemos que reescrever todas as letras das músicas a mão. A fita do Air Supply era provavelmente a coisa mais valiosa que possuíamos. Nós nunca imaginávamos que um dia curtiríamos um show ao vivo deles em nossa cidade natal. Mas 20 anos depois, esse sonho se tornou realidade!

Quase 2.000 fãs se amontoaram no Hoa Binh Theater na semana passada, a maioria deles vendo sua banda favorita em pessoa pela primeira vez. Três gerações de vietnamitas: a geração da guerra, a geração pós-guerra e a geração dos jovens nascidos nos anos 80, que nós chamamos de Geração 8X.

O Air Supply surgiu em um palco simples e trajando roupas simples. Claro, eles pareciam mais velhos e menos glamourosos do que nas fotos que tínhamos visto quando jovens, mas a voz de Russell ainda alçava vôo e a guitarra de Graham estava ainda encantadora... Eles emocionaram o público com seu talento natural e nada mais. A sua performance alcançou o seu momento máximo quando cantaram "Goodbye". Eles pediram a sua multidão de fãs excitados que deixassem seus lugares e se aglomerassem pertinho do palco para cantar com eles.

Eles tocaram todas as nossas favoritas do passado: "Every Woman in the World", "Lost in Love", "Here I Am", "Making Love out of Nothing at All"... mas houve uma que nunca ouvimos antes: "Just A Little Bit More". Com o violão em suas mãos, Russell contou para a platéia a estória por trás da nova canção.

Ele falou que ficou profundamente emocionado e sensibilizado na festa de casamento de dois amigos seus de 19 anos. Ele disse que podia ver a profundidade do amor deles e sabia que nada jamais iria separá-los. Na festa, o noivo pediu a ele que escrevesse uma canção sobre o casal. Após o casamento, o noivo deixou o país para servir nas forças armadas e nunca mais voltou. Após sua morte, Russell encontrou sua esposa e ela pediu que ele cantasse a canção. Ele disse que não queria porque ele achou que ela a causaria mais dor. "Só mais um pouquinho", ela disse. Daí veio então o título da canção.

Nós no Vietnã ficamos também felizes por ganhar só mais um pouquinho do Air Supply. Russell disse que a canção estará no próximo álbum da banda, o 35º nesses anos todos. Eu pensei o seguinte: um álbum a cada ano durante 35 anos... que sucesso! Eu agora estou esperando ansiosamente para comprar o próximo álbum deles e eu sei que eu não terei mais que ir ao mercado de velharias para encontrá-lo.


Texto de/Text by Le Huynhn Le
Tradução: Tony

Fonte: www.thanhiennews.com

Nenhum comentário: